sábado, 24 de abril de 2010

Bullying // Diários Associados vai discutir violência escolar




Bullying // Diários Associados vai discutir violência escolar

Muitas vezes escondido e restrito aos corredores das escolas, o fenômeno bullying agora está no centro das discussões dos educadores pernambucanos. Tudo graças a denúncias feitas por pais de oito alunos de uma escola particular da Zona Norte do Recife, na semana passada. Ciente de que, além de noticiar os fatos, a imprensa também deve cumprir seu papel social, o grupo Diários Associados promove na próxima sexta-feira, às 15h, uma mobilização em torno da violência escolar. O encontro acontece no auditório dos Diários Associados, no bairro de Santo Amaro, e é aberto a professores, diretores, pais e alunos. Na reunião, será criado o 1º grupo de estudos com foco em bullying do estado. Além de diagnosticar e identificar as características desse tipo de agressão nos colégios locais, a ideia é construir soluções eficazes no combate à violência em ambiente escolar.


Meraldo Zisman coordenará evento junto com diretora do Leitor do Futuro. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press
A coordenação do grupo será dividida entre o pediatra e psicoterapeuta Meraldo Zisman e a diretora do programa Leitor do Futuro, dos Diários Associados,Conceição Cavalcanti. "No momento em que o bullying ganhou repercussão, é preciso fazer alguns questionamentos. Será que o problema da violência na escola está na criança ou no adolescente agressor? Será que o problema está na escola? Ou será que vem de casa? Com a criação do grupo de estudos, queremos saber sobre a nossa realidade, através de pesquisas, não de achismos", justificou Zisman, especialista em violência familiar e escolar. Ele participará de um chat amanhã, às 10h, no portal www.pernambuco.com.

Os interessados no encontro podem se inscrever pelo e-mail leitordofuturo.pe@diariosassociados.com.br ou através dos telefones 2122.7580 ou 2122 .7862, até as 19h de amanhã. As inscrições são gratuitas e voltadas a todos os profissionais de educação, além de pais e estudantes. "Os professores e diretores que vierem responderão a questionários, para a partir daí formarmos a equipe que estará à frente das pesquisas. Todos serão bem-vindos", afirmou Conceição Cavalcanti. O bullying, termo inglês utilizado para descrever as agressões entre alunos, foi criado em 1920. Ele é observado tanto em escolas da rede pública quanto em unidades da rede privada. Até meados do século passado, era um fenômeno escondido pela maioria das vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário