sábado, 24 de abril de 2010

O MELHOR PRESENTE DE NATAL E ANO NOVO


O MELHOR PRESENTE DE NATAL E ANO NOVO

Meraldo Zisman


O ano de 2010 se aproxima. Será um ano eleitoral. Vamos escolher novos (ou, os mesmos) governantes. O Sistema Republicano, mais conhecido como Democracia, exige, entre outras coisas, a alternância do Poder. Isto seria a melhor forma de governo, o que concordo plenamente! Mas, como tudo que é inventado pelo Homem, tem pontos fracos e, um deles, diz respeito ao seu calcanhar de Aquiles: o Colégio Eleitoral. Quem o elege? E, quem são os eleitores?
Como profissional da área de Psicologia, vejo, com grande apreensão, o aumento da influência da tecnologia midiática nas próximas eleições brasileiras. O exemplo de Joseph Goeb bels (1897 -1945) representa um fato histórico marcante. Recordo aqui, para quem não se lembra: ele foi o Ministro do Povo e da Propaganda da Alemanha Nazista. Em outras palavras, controlava todos os meios de comunicação de massa, tais como r ádios, livros, revistas, jornais, teatros. Se, na época, isto teve um impacto terrível, imaginem os leitores tal fato ocorrendo, hoje, quando os marqueteiros politicos dispõem de elementos bem mais modernos, como televisão, blogs, tweeters, entre outras parafernálias eletrônicas presentes.
Os meios de comunicação de massa – industrialmente, muito bem estruturados - atingem todas as classes sociais e, em particular, as menos favorecidas, que são as mais vulneráveis. Isto significa que as mensagens produzem, na mente dos espectadores, efeitos diversos, de acordo com sua condição psicossocial e cultural. Principalmente aquelas veiculadas pela televisão, que atingem a maior parte da população: a que possui menor grau de escolaridade.
Com frequência, não nos damos conta de que a mente produz decodificações (a passagem de uma linguagem codificada para uma mais comum e acessível) necessárias para a compreensão imediata do que está sendo transmitido. Assim sendo, a televisão chega às mentes e aos lares sem pedir licença e sem qualquer censura. O que se observa na tela vai direto para o lobo frontal e se instala, também, no inconsciente. Tudo se passa como se as pessoas vivessem em um gigantesco big-brother.
É oportuno salientar, por uma questão de justiça, que a mídia pode vir a ser a maior guardiã da Democracia. Contudo, seu poder é tamanho que, o país, corre o risco de pertencer, tão-somente, aos detentores dos meios de comunicação.
Neste dezembro de 2009, e no ano eleitoral que se aproxima, o povo brasileiro merece ganhar um verdadeiro presente de Natal e Ano Novo: uma blindagem de Moral e Ética construída pelos profissionais de Jornalismo. É somente isso que este psicoterapeuta - pernambucano e judeu - pede a Papai Noel para o Brasil. Seria o melhor presente cívico já proporcionado à Nação!



Nenhum comentário:

Postar um comentário